Planejamento
Logístico para
a COP30

A COP 30, que aconteceu em 2025 em Belém do Pará - Brasil, é um dos maiores eventos globais do ano, reunindo representantes de quase 200 países em Belém para decisões cruciais sobre o clima. Um dos principais desafios desse tipo de evento envolve a complexa logística para organizar os fluxos de delegações, imprensa e sociedade civil, exigindo planejamento meticuloso para garantir o seu sucesso.

O papel da Sabatech

Em posse do esquema planejado pela organização do evento para a circulação e gerenciamento do fluxo de veículos, realizamos análises, por meio de microssimulação, com o objetivo de verificar se seria suficiente para atender à demanda esperada.

Indicadores como taxa de ocupação de vagas de estacionamento, atrasos e demanda latente foram levantados a partir de redes construídas com o software PTV Vissim, da PTV Group, assim como a identificação de pontos críticos de conflito.

Metodologia

Desafio

Como tipicamente acontece em grandes eventos, na COP 30 existia diversos tipos de público, fluxos e permissões de acesso. O desafio do estudo foi incorporar no modelo os diferentes comportamentos observados e regras de operação.

As análises foram feitas por meio de microssimulação, com foco nos fluxos veiculares.

O projeto na mídia

Modelando Estacionamentos

A logística do evento incluiu o gerenciamento da operação de diversos estacionamentos, desde aqueles com alta restrição de acesso e especifidades de funcionamento, como o estacionamento dos chefes de estados até os de acesso do público geral, como os estacionamentos/bolsões de táxis e carros de aplicativos, cuja rotina de utilização é diretamente interligada à demanda do público.